Resenha: Cidade dos Ossos – Cassandra Clare – Série Os Instrumentos Mortais

_CIDADE_DOS_OSSOS_1359500416P“Um mundo oculto está prestes a ser revelado… Quando a jovem Clary decide ir para Nova York se divertir numa discoteca, ela nuca poderia imaginar que testemunharia um assassinato – muito menos um assassinato cometido por três adolescentes cobertos por tatuagens enigmáticas e brandindo armas bizarras. Clary sabe que deve chamar a polícia, mas é difícil explicar um assassinato quando o corpo desaparece no ar e os assassinos são invisíveis para todos, menos para ela. Tão surpresa quanto assustada, Clary aceita ouvir o que os jovens têm a dizer… Uma tribo de guerreiros secreta dedicada a libertar a terra de demônios, os Caçadores das Sombras têm uma missão em nosso mundo, e Clary pode já estar mais envolvida na história do que gostaria.”

Sabe aqueles livros que viraram moda, todo mundo leu, comentou, que te deixa curiosa mas com um pé atrás? Foi assim que me senti com “Cidade dos Ossos”, o pé atrás foi pelo Henri do Na Minha Estante, que quando perguntei a ele sobre a série ele já tinha me adiantado que o primeiro poderia ser um pouco chato, mas que melhorava nos outros.

O mundo criado por Cassandra Clare é fantástico, muito bem estruturado, detalhado, o que é gostoso para deixar a imaginação fluir, livros assim já me ganham, porque estimular minha criatividade é tudo.

Clary já começa o livro com uma “perda” e uma descoberta que faz o mundo girar 360°, ela não é uma humana comum, ela é uma Caçadora de Sombras. Imagiana que você sai com seu melhor amigo, neste caso Simon que tem tiradas ótimas ao longo do livro, para comemorar seu aniversário em um boate, quando você vê 3 pessoas estranhas indo para o fundo com outra e matando-a, é ou não é loucura demais para uma noite? A forma como tudo isso acontece e muito rápido,  Cassandra Clare não é o tipo de autora de muito mistério, ela revela logo vários pontos, sem enrolação.

Colocar vários seres fantásticos logo no começo deu um nó na minha cabeça, tanto que recorri a “agenda” de anotações para ficar menos perdida e a leitura fluir um pouco melhor, aconselho a fazer isso sempre que sentir que o livro é muito explicado, me ajuda bastante até na hora de resenhas.

Os caçadores que conhecemos logo são Jace, Alex e Isabelle. Para mim Jace dos 3 é o que mais esconde o que sente tentando se passar por forte, entendo todos os motivos dele para ser assim e por isso não o julgo tanto, Alex eu vejo como o amigo para todos os momentos, mesmo que com Jace a história é outra e uma boa parte do livro, por motivos óbvios, ele “odeie” a Clary, Isabelle eu teria como amiga, ela tem um tipo de humor único, que combina demais com Simon.

Valentine o “grande vilão” da história, quando aparece realmente ele faz algumas revelações que me deixam em dúvida sobre o que é verdade, e o que ele inventou para conseguir atrair Jace e Clary para seu lado. A maior revelação que ele fez não me convenceu, a minha teoria é que ele possa ter sido enganado pela Jocelyn, mas tenho alguns livro ainda para ler para constatar esta teoria.

Eu demorei demais para ler, por conta do livro ser pesado, e muita informação a todo momento, isso me cansava e eu acabava deixando ele de lado um pouco.  Penso que ela quis com esse livro apresentar de uma vez todo o universo que ela criou para depois focar somente na história e não ter que dar mais nenhuma explicação sobre isso.

Eu recomendo a leitura, mas já leia preparado para um enxurrada de informações a cada página, a história é muito bem elaborada e sem muitos rodeios, quem não curte autor que “enrola” com certeza vai gostar da Cassandra Clare, antes que eu me esqueça as cenas de ação são perfeitas.

Não pretendo começar Cidade de Vidro este mês, porque não quero deixar as resenhas muito repetitivas.

Bruna

6 comentários sobre “Resenha: Cidade dos Ossos – Cassandra Clare – Série Os Instrumentos Mortais

    1. Eu achei o livro bom, mas pesado, tanto que fiquei me uma ressaca literária horrível.
      Eu já li sem esperar muito dele por aviso de blogueiro que eu gosto, então não foi um decepção enorme.
      To enrolando para começar cidade das cinzas por receio de outra ressaca.
      Beijos.

    1. Então Guilherme lhe darei o mesmo conselho que me deram: Leia sem grandes expectativas, senão ele pode te frustar, e como dizem a série melhora mais adiante.
      Beijos.

    1. Olá Amanda,
      Eu fiquei com ressaca por achar a leitura muito pesada, ela quis contar tudo no primeiro livro, e me deixou louca até anotações eu tive que fazer para não me perder. Mas mesmo assim a história é boa, e por um lado agora ela não tem que explicar nada, somente continuar a história.
      Abraços.

Deixe um comentário

